Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

 



Total de visitas: 10409
Tudo sobre EMO!!

 

 


 

Origem

Existem várias versões que tentam explicar a origem do termo "emo", como a que um fã teria gritado "You´re emo!" (Você é emo!) para uma banda (os mitos variam bastante quanto a banda em questão, sendo provavelmente o Embrace ou o Rites of Spring).

No entanto, a versão mais aceita como real é a de que o nome foi criado por publicações alternativas como o fanzine Maximum RocknRoll e a revista de Skate Thrasher para descrever a nova geração de bandas de "hardcore emocional" que aparecia no meio dos anos 80, encabeçada por bandas da gravadora Dischord de Washington DC, como as já citadas Embrace e Rites of Spring, além de Gray Matter, Dag Nasty e Fire Party.

Nesta época, outras bandas já estabelecidas de hardcore punk, como 7 Seconds, Government Issue e Scream também aderiram à esta onda inicial do chamado "emocore", diminuindo o andamento, escrevendo letras mais introspectivas e acrescentando influências do rock alternativo de então.

É importante lembrar que nenhuma destas bandas jamais aceitou ou se autodefiniu através deste rótulo. A palavra "Emo" é vista como uma piada ou algo pejorativo e artificial.

O gênero (ou pelo menos o clássico estilo de Washington, o DC sound) primeiramente explorado por bandas como Faith, Rites of Spring e Embrace tem suas raízes no punk rock.

Evolução

O próximo passo na evolução do gênero veio em 1982 e durou até 1993 com as bandas Indian Summer, Moss Icon, Policy of Three, Still Life e Navio Forge. A dinâmica calmo/gritado ("quiet/loud") frequentemente ouvida em bandas recentes tais como Saetia e Thursday tiveram suas raízes nestas bandas. No que diz respeito a voz, essas bandas intensificaram o estilo emocore. Muitas delas sempre fizeram uso de berros e gritos durante a apresentação, e motivo para muitos fãs de hardcore punk depreciarem os fãs de emo como "molengas"¹ ("wimps", "weaklings").

Assim como foi infundida uma nova intensidade para o emocore, o emotional hardcore levou essa intensidade a um nível extremo. A cena teve início entre 1991 e 1992 com as bandas Heroin, Portraits of Past e Antioch Arrow que tocavam um estilo caótico, com vocais abrasivos e passionais².

Após a supervalorização inicial da intensidade e da sonoridade caótica, o emotional hardcore sofreu um processo de "desacelaração". As bandas Sunny Day Real Estate e Mineral basearam seu estilo no Rites of Spring, outra banda do gênero emo.

Nota-se uma nova tendência emo em abandonar o punk rock distorcido em favor de calmos violões. Na cultura alternativa diz-se que alguém é ou está emo quando demonstra muita sensibilidade.

Chegada ao Brasil

No Brasil, o gênero se estabeleceu sob forte influência norte-americana em meados de 2003, na cidade de São Paulo, espalhando-se para outras capitais do Sul e do Sudeste, e influenciou também uma moda de adolescentes caracterizada não somente pela música, mas também pelo comportamento geralmente emotivo e tolerante, e também pelo visual, que consiste em geral em trajes pretos, trajes listrados, Mad Rats (sapatos parecidos com All-Stars), cabelos coloridos e franjas caídas sobre os olhos. Porém, os fãs das bandas emo no Brasil até então conhecidos faziam parte do estiloHxCx, e a criação dos modernos esteriótipos sobre os mesmos, como as franjas, se deu a partir do começo do Século XXI. Fãs modernos das bandas de emotional hardcore do Século passado geralmente são membros da subcultura Indie, pois existe uma polêmica de que as bandas tidas no senso-comum como Emotional Hardcore são na verdade Pop Punk ou pertencentes a outros gêneros, ao mesmo tempo chamando o emotional hardcore do Século passado de Real Emo, sendo o anterior considerado superior por motivos que variam desde seus temas mais artísticos e mais profundos, até um instrumental de melhor qualidade e complexidade. Isso explica a diferença entre fãs de "estilo Emo" e fãs da subcultura Indie. Entretanto, o conhecimento do Real Emo ainda pertence a um Universo extremamente alternativo.

 


O q é emo?


 

A palavra Emo  é muito utilizada hoje em dia para se rotular um estilo de se vestir, caracterizado porroupas pretas e franjas caídas nos olhos. Mas o que é Emo e de onde veio este estilo? Pois bem, apesar de ter ganho o mundo apenas agora, termo Emo existe desde os anos 80. Ele era usado para definir um estilo de música chamado Emotional Hardcore. O termo surgiu de uma abreviação do inglês emotional e era dado às bandas de Punk Rock em Washington cujas letras eram mais emotivas que o habitual.

O nome começou a ser usado por publicações alternativas, como a revista de skate Thrasher e a Maximum RocknRoll para descrever estes grupos, que em sua maioria faziam parte da gravadora Dischord, de Washington. Algumas delas eram EmbraceRites of SpringFaithGray MatterDag Nasty e Fire Party. Na mesma época, outras conhecidas bandas de hardcore começaram a aderir ao gênero emocore, como 7 SecondsGovernment Issue e Scream. Entre 1982 e 1993, as bandas Indian SummerMoss IconPolicy of ThreeStill Life e Navio Forge proporcionaram uma evolução neste tipo de música. A alteração entre trechos calmos e outros mais intensos, gritados, teve sua origem com elas. Em 1991 e 1992 essa intensidade atingiu seu nível máximo, com as bandas HeroinPortraits of Past e Antioch Arrow.

estilo Emo chegou ao Brasil em 2003, sob grande influência das bandas norte-americanas. Apareceu inicialmente em São Paulo, mas aos poucos foi se espalhando pelo Sul e Sudeste até atingir todas as partes do país. Além do gênero musical, os fãs do estilo passaram a adotar o comportamento emo - - que costuma ser emotivo e tolerante - - e também das roupas - - que geralmente incluem tênis All Star, roupas listradas ou quadriculadas, cintos com quadradinhos de metal e blusas com desenhos e animações.

 


 

O que é emo? Bem mustas pessoas podem considerá-lo o punk com emoção é o que nós preferimos chamar de uma nova forma de sentir seu ser interior.

Mais Sobre Emo

Bem próximo do punk e rock, o Emo é agora mais um estado emocional da mente. Ao invés de uma forma violenta de se expressar, o Emo (abreviação de emocional) é uma nova forma de se expressar do século XXI. Desde a música com fortes emoções e sentimento, diferentemente de hard rock é muito mais uma forma alternativa de deixar seus sentimentos serem conhecidos. Emo não é apenas uma classificação ou um tipo de música mas é também uma forma de expressarem-se ao vestir. Isso inclui meias listradas ou cabelo escuro cobrindo sua face. O cabelo maior na frente com repicação atrás é também Emo – ou uma forma emoção de vestir-se. Emo é também conhecido por garotos gostosos e garotas gostosas se beijando. Desde fotos por toda a web à vídeos de música. Garotas emos gostosas com garotas assim como garotos emos gostoso com garotos está se tornando cada vez mais comum; Emo significa estar confortável consigo mesmo. É uma forma mais direta de alterar os sentimentos de alguém sem palavras, apenas emoção.

Alguns dizem que emo não é um tipo de música. Isto é mais uma moda e uma forma de sentir-se, de ser emocional. Recentemente algumas pessoas tem considerado o emo um genero ou música…My Chemical Romance é uma das muitas bandas que as pessoas consideram emo.

Imaginando porque todos odeiam emo? Nem todas as pessoas são bebês chorões ou suicidas. Muitas crianças emos vem de família com sérios problemas sendo desde dinheiro até drogas, prostituição e outros.

Emo: Como um gótico, só que menos dark e mais Harry Potter.